terça-feira, 18 de março de 2014

3 Dicas para Trabalhar com o EVA



Hoje 19/03 é o dia do artesão, e desde já queremos parabenizar a todas (os) artistas do mundo, que assim como nós, vem colorindo a vida das pessoas com obras feitas com muito amor e carinho!
Para esse dia tão especial, separamos três dicas interessantes para se trabalhar com o EVA.
Claro que muita gente que já trabalha neste ramo já está careca de saber, mas é sempre bom dar uma relembrada e também uma forcinha para quem está chegando agora nesta arte, então, vamos as dicas!

1- Riscos:
Para um trabalho bem limpo e com acabamento impecável, a sugestão é usar um palito de unha ou até mesmo de churrasco, par transferir os moldes para o EVA, dispense o uso da caneta, pois a tinta acaba deixando marcas no material e isso não é legal, deixa o trabalho empobrecido. Em lojas de materiais para manicure ou perfumarias você encontra uns palitos de metal para unhas, este sim é um bom aliado para as arteiras do EVA. Em caso de cores escuras, como o EVA preto, use uma caneta gel, essa te ajuda a não forçar as vistas, e a tinta desse tipo de caneta é de fácil remoção, e depois de um tempo, ela some sozinha.

2- Corte:

O corte do EVA deve ser liso sem picotes, mas como fazer isso?? Simples utilize todo o fio da sua tesoura. procure não ficar fazendo o famoso tic, tic, na hora de cortar sua peça, deslize a tesoura sobre o EVA.
Estiletes de precisão também são uma ótima pedida. Hoje há varias marcas e modelos, eles ajudam a cortar aqueles cantinhos onde a ponta da tesoura não alcança. Mas lembre-se ao utilizar os estiletes, coloque uma base de madeira em baixo do EVA, para não estragar sua mesa.

3 - Colas

Não há nada melhor para colar EVA do que as colas instantâneas!!!
Elas são ótimas, rápidas, não deixam sujeira, não marcam e não soltam fios como a cola quente. Eu uso e recomendo as colas instantâneas Promabond. Só tenha cuidado ao manuseá-las pois você pode correr o risco de acabar com seus dedos colados, rsrsrs, mas não se preocupe, se isso acontecer nada que uma água morna não resolva!
Não dispense o uso da cola quente, apesar das colas instantâneas serem ótimas, infelizmente elas não podem ser usadas no isopor, pois acabam corroendo o material, então ao fazer suas fofuchas e ponteiras, utilize a velha e boa cola quente! 

Espero ter ajudado com essas dicas, estaremos a disposição para qualquer dúvida.
Feliz Dia do Artesão!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário